As "Doenças dos Trabalhadores"

28/07/2011 21:46

Da Idade Média a Ramazzini

Pouco é conhecido sobre as relações entre trabalho e saúde na Idade Média, a recuperação escassa de textos médicos, porém, não exclui que se possa presumir quanto á número provavelmente considerável de acidentes e doenças associados ao trabalho.

Diferente do que se costuma propagar, o medievo foi período de intensas modificações tecnológicas, de papéis, domínio do velejar, melhoria de ferramentas metálicas e da queima do carvão, uso de chaminés, utilização de andaimes na construção civil, além da permanência de várias atividades de grande risco com poucas modificações quanto à proteção à saúde dos trabalhadores.

Mais tardiamente, as observações sobre as relações entre saúde e trabalho vão direcionar-se ao momento histórico em curso nos séculos XV e XVI. Assim, houve enorme influência das mudanças socioeconômicas em curso durante os séculos XV e XVI. O desnvolvimento tecnológico e a ascensão marcante da burguesia e das possibilidades comerciais e o poder centralizador dos Estados determinaram um grande incremento nas atividades relacionadas à mineração e manuseio de metais nobres.

A Importância de Bernardino Ramazzini

Na época que se comemoram três séculos do lançamento da primeira edição da obra-prima de Bernardino Ramazzini (1633-1714), intitulada De Morbis Artificum Diatriba, ao português traduzida pelo Dr. Raimundo Estrela, sob o títuloAs Doenças dos Trabalhadores, torna-se extremamente oportuno investigar, analisar e divulgar, um pouco mais, muito mais como um exercício de inspiração, do que de erudição ou história.

Conforme relato feito pelo próprio Ramazzini, o despertar do seu interesse pelas doenças dos trabalhadores e pela eleboração de um texto voltado para este tema deu-se a partir da observação do trabalho dos "cloaqueiros", em sua própria casa, em Módena.Esses trabalhadores tinham a tarefa de esvaziar as "cloacas" ("fossas negras"), que armazenavam fezes  outros dejetos, como aliás ainda era feito rotineiramente, há até não muito tempo atrás, em diversas cidades brasileiras por trabalhadores de empresas de saneamento básico.

Ramazzini contribuiu para o desenvolvimento da medicina e da saúde voltadas para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde dos trabalhadores;

Em primeiro lugar, a preocupação e o compromisso com uma classe de pessoas habitualmente esquecida e menosprezada pale medicina.

Em segundo lugar, destaca-se sua visão sobre a determinação social da doença.

Em terceiro lugar, destaca-se a contribuição metodológica de Ramazzini, para o exercício correto da medicina, quando voltada as questões de saúde e trabalho. Dito em outras palavras, como deve ser a abordagem dos problemas.

Foi o impacto da observação do trabalho e da conversa com o trabalhador que levou Ramazzini a se dedicar ao tema das doenças dos trabalhadores, agregou a prática da história ou anamnese ocupacional.

A Revolução Industrial e seus Impactos sobre a Saúde dos Trabalhadores

Os impactos da Revolução Industrial ocorrida na Europa - Inglaterra, França e Alemanha, principalmente sobre a vida e a saúde das pessoas tem sido objeto de numerosos estudos. Destes impactos sociais destacam-se sobre a saúde dos trabalhadores, condições do trabalho, os ambientes de trabalho e acidentes graves. As péssimas condições de trabalho e vida, entretanto, acabavam muitas vezes por comprometer a própria produção, em face da grande constância de acidentes e/ou doenças que reduziam a intensidade produtiva.